top of page

A Curiosa História do Padroeiro dos Cervejeiros

  • V. Fernandes
  • 27 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Grande Botequeiros, sabemos que futebol, política e religião não se discute, embora no bar são assuntos que rendem bastante, mas uma curiosidade interessante, vocês sabiam que no mês de Julho é comemorado o dia de Santo Arnulfo, padroeiro de nós cervejeiros?

Hoje falarei sobre quem foi este grande cara.


Arnulfo nasceu na Áustria, no ano de 580, naquela época o país era muito famoso por elaborar cervejas de excelente qualidade. Aos 32 anos foi nomeado Bispo de Metz e nessa época chegou à região uma peste terrível que contaminou a água e muita gente ficou doente por consumi-la, por essa razão Santo Arnulfo animava seus fiéis a deixar de consumir a água contaminada e beber cerveja (melhor solução possível).

Hoje sabemos que ao ferver a água para a fabricação da cerveja esta fica livre dos germes que produziam a enfermidade.


No ano de 627, Santo Arnulfo, se retirou a um mosteiro perto de Remiremont na França onde morreu e foi enterrado, em 640. No ano seguinte, os cidadãos de Metz pediram que seu corpo fosse exumado e levado a cidade para enterrá-lo na Igreja local. Enquanto carregavam o corpo de volta, vários fiéis sentiram-se cansados, esgotados e pararam numa taberna para comprar cerveja. Ao entrar, descobriram com tristeza que só havia uma garrafa e tiveram que compartilhar. Surpreendentemente a garrafa nunca acabou e todos puderam beber a cerveja e matar sua sede (bem que esse milagre poderia acontecer hoje em dia né?). O milagre foi atribuído a São Arnulfo e é a razão pela qual a Igreja o considera o santo padroeiro dos cervejeiros.


Hoje em dia é venerado como santo na Igreja católica e na Igreja ortodoxa e sua festa em 18 de julho.


Fonte: ChurchPop



E você botequeiro, tem alguma curiosidade que queira compartilhar conosco? Escreva-nos:

Instagram: @guiadebotecorl

Email: botequeirosoficial@gmail.com



 
 
 

Comentários


bottom of page