top of page

A Queridinha do Brasil

  • R. Costa
  • 11 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Olá, botequeiros e botequeiras ! Que tal falar um pouco sobre o drinque mais famoso do Brasil e tão querido pelo mundo? A caipirinha !


Vamos lá, quem nunca experimentou um gole ou dois de caipirinha ? Você pode não ter experimentado a tradicional, feita com limão e pinga, mas alguma de suas variedades eu não duvido que já tenha provado. Seja com alguma fruta diferente como, kiwi, maracujá, banana, ou com outro destilado que não seja a cachaça, talvez com uma vodka, uísque ou sake. Nesses casos onde é preparada com outro destilado, não se pode chamar de caipirinha e por isso a mesma acaba recebendo nomes parecidos, como por exemplo, saquerinha (de saquê), caipirosca/caipivodca (de vodca) e caipiríssima (de rum), caipivinho (vinho).

Posso dizer que essa versatilidade do drinque que o torna tão atraente, permite a imaginação fluir e você brincar com seu preparo. A quem use pimenta rosa ou manjericão, ou até mesmo adoce com rapadura.


Mesmo com toda essa brincadeira que pode ser feita durante o preparo, ela mantém sempre sendo: destilado, açúcar, gelo e fruta.


Não vá pensando que é só um drinque qualquer, ela é um patrimônio cultural do Brasil. Sua receita original é regida por lei. Além de ser regida por lei, a nossa caipirinha, desde 1994, faz parte da carta de drinques do IBA (International Bartenders Association), Isso significa que qualquer bartender do mundo tem a obrigação de saber o que é uma caipirinha e conhecer seus ingredientes.


Há algumas histórias que dizem que a bebida nasceu no interior de São Paulo por volta do século XIX, e historias sobre o como foi criada. Uma dessas historias diz que por conta da gripe espanhola a população passou a adicionar a cachaça na receita de remédio caseiro para potencializar o efeito da mistura. Essa receita possuía alho, mel, açúcar e limão. Até que, em algum momento descobriram que tirando o alho e mel sobrava uma bebida saborosa e diferente de tudo que já havia sido provado antes: A Caipirinha.


Outra historia (esta afirmada pelos historiadores) diz que a Caipirinha surgiu muito antes da gripe espanhola, junto com a criação da cachaça. Os senhores de engenho davam o Cagaço (cachaça) para os escravos e os animais consumirem. Os escravos, por sua vez, misturavam o melado com diferentes tipos de frutas, inclusive o limão. Essa foi a criação das batidas que, mais tarde, quando mais aprimorada, seria a Caipirinha.

Já o por que recebe o nome de “caipirinha” não é uma história tão interessante assim. Recebeu esse nome pelo fato de ter nascido no interior de São Paulo, no início era chamada de “caipira” e com o passar dos anos ficou conhecida pelo diminutivo, se tornando a hoje famosa “caipirinha”.


Então agora você pode ver que ela não é só um copinho bonito cheio de gelo, limão, açúcar e cachaça, ela é famosa e protegida por lei.



Quer saber mais sobre algum assunto de boteco? Manda pro Guia do Boteco.

facebook: fb.com/GuiaDoBoteco

e-mail: botequeirosoficial@gmail.com



 
 
 

Comments


bottom of page