top of page

Sal, limão, e... ARRIBA !!

  • R. Costa
  • 16 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

O que acha de conhecer um pouco mais sobre ela, a queridinha do México e de muitos em outros países?


Então, que tal começar este dia com um shot de tequila?


A tequila é uma bebida alcoólica original do México, feita a através de uma planta chamada agave-azul que nasce em regiões específicas do país. A palavra “tequila” significa “montanha de fogo” e recebeu esse nome por conta dos índios “Tequilis” que habitavam a região de Tequila, no México.


Há certa lenda um tanto curiosa sobre a tequila: diz-se que os astecas descobriram a seiva fermentada do agave após um raio atingir um campo repleto da planta. Queimada, a plantação liberou um néctar aromático denominado de “dádiva de Deus”. Acredita-se que esse néctar seja o precursor da bebida hoje conhecida como tequila.


Isso explica o porquê tantos são apaixonados pela bebida. É a bebida dos Deuses. Isso é, se você acreditar em lendas. RS


Como você deve saber (ou não) a tequila tem diferentes tipos de cor, sabor e aroma e isso varia conforme o tempo de envelhecimento:


Blanco (“Branco”) ou Plata (“Prata”), engarrafada imediatamente ou até 2 meses de maturação em barris de aço inoxidável ou carvalho neutro;

Joven (“Jovem”) ou Oro (“Ouro”), uma mistura de Blanco e Reposado;


Reposado (“Descansado”), engarrafada após dois meses, mas menos de um ano de maturação em barris de carvalho de qualquer tamanho;


Añejo (“Velho”), envelhecimento no mínimo um ano de maturação, mas menos de três, em barris de carvalho pequenos;


Extra Añejo (“Extra Velho”), envelhecido pelo menos três anos. (categoria estabelecida em 2006).


A verdadeira tequila precisa ter pelo menos 51% de açúcar proveniente da agave-azul, 100% de ingredientes naturais e ser destilada duas vezes e ser fabricada por algum desses cinco estados mexicanos: Jalisc, Guanajuato, Michoacán, Tamaulipas e Nayarit.

O teor alcoólico em média de uma tequila é de 40%.


Para que possa ser utilizada a planta precisa estar bem madura, e é um processo um tanto quanto demorado... Leva por volta de 10 anos. (pensa esperar tudo isso pra tomar um shot?)


Eu e você sabemos que cada um tem sua mania para tomar sua dose de tequila, seja limão primeiro, seja o sal, ou até os dois juntos, mas o jeito mais tradicional de beber Tequila é colocar sal na borda do copo ou na mão, entre o polegar e o dedo indicador e em seguida beber a Tequila (virar de uma vez, nada de bicadinha hein?!) e chupar um pedaço de limão.


Como nada é igual em todo lugar, existe uma história que a tequila deve ser degustada em um copo certo como o "caballito" ou o nosso famoso “como de shot”.


Há também outra forma de se tomar tequila, digamos que seria a moda México, porque cada componente condiz a uma cor da bandeira do país: um shot de tequila (dourada), um shot de suco de limão (verde) e um shot de sangrita, que é um suco de tomate temperado com piri-piri (pimenta).


Falando em shot, conta-se uma história que a mania do shot começou por causa de uma epidemia mundial de gripe em 1918, que alguns médicos começaram a receitar “shots de Tequila” como tratamento.

(Me pergunto quantas pessoas fingiram estar doentes nessa época).


Quer saber mais sobre alguma outra bebida? Manda pro Guia do Boteco.

facebook: fb.com/GuiaDoBoteco

e-mail: botequeirosoficial@gmail.com


 
 
 

Comments


bottom of page